top of page

A rã mais venenosa do mundo!

Esta simples rãzinha é uma das criaturas mais venenosas que existem neste planeta.. O nome da espécie é Phyllobates Terribilis – O “Teribilis” tem um certo sentido de ser, porque o veneno alcalóide desta rã, causa parada respiratória imediata e um único adulto do P.Terribilis tem homobatracotoxina suficiente para matar 20.000 cobaias ou 100 pessoas!

Para se ter uma idéia do veneno, galinhas e cães que entraram em contato com um papel toalha onde o sapo andou morreram.

O veneno P. Terribilis, a homobatracotoxina é extremamente rara na natureza, só sendo encontrada em outros três sapos da Colombia e dois pássaros venenosos de Papua, na Nova Guiné.

Embora mate tudo que eventualmente o coma, o sapo tem como predador principal uma cobra Liophis epinephelus que é bem resistente ao veneno do sapo, mas não totalmente imune.

O veneno alcalóide provém de insetos venenosos que fazem parte de sua dieta. Isso explica porque ao longo do tempo em cativeiro, o P. terribilis perde lentamente seu veneno. A criatura que transmite os alcalóides assassinos para a rã é um besouro da família Melyridae.Para se ter uma idéia do poder letal do veneno deste treco, dois décimos de micrograma desta toxina pode matar um humano em poucos minutos. Cada adulto contém 200 microgramas em sua pele.

Os índios pegam estas rãs com muito medo e passam as pontas das flexas nas costas delas. Depois de esfregadas, as flexas ficam letais por mais de dois anos. Assim, os índios pegam macacos e outros animais com mais facilidade. Para capturar a bizarra rãzinha, o índio tem que ser muito macho e usar uma folha de bananeira como luva de proteção.

Os médicos e laboratórios farmacêuticos estão estudando as moléculas da homobatracotoxina para encontrar um caminho para remédios mais potentes, como relaxantes musculares e anestésicos, uma vez que o veneno da rã teria potencial para dar origem a um anestésico bem mais potente que a morfina.

O P.Terribilis pode ter outras cores, como verde, branco e creme, além da versão amarelo-dourado aí da foto. Ele é encontrado na Colômbia, Bolívia, Equador, Brasil e por toda a área tropical da América do Sul, sobretudo na Amazônia, pois a rã vive em lugares úmidos e com muita chuva e calor.

Please reload

Ratos sentem cócegas

Recentemente, cientistas observaram o comportamento de ratos e descobriram evidências de que os roedores também têm cócegas. Dependendo da região do corpo, os roedores emitiram ruídos de alta frequência durante o experimento.

O interessante é que esses ruídos são semelhantes ao riso humano. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão porque os ratos atravessaram labirintos e fizeram atividades ao aprender que serão recompensados com cócegas depois.

O inseto mais forte do mundo

Existem espécies de insetos que, apesar de apresentarem pouco tamanho e uma estrutura corporal limitada, se destacam pela força que possuem. Ao determinar qual é o inseto mais forte do mundo, é preciso levar em consideração a capacidade que a espécie tem de levantar cargas elevadas em relação a sua massa corporal. Isso significa que é preciso analisar uma situação de proporcionalidade entre a força e o tamanho da espécie.

Neste contexto, é possível afirmar que o inseto mais forte do planeta é o conhecido besouro-rinoceronte, nome dado a algumas espécies de besouros que fazem parte da família dos Scarabaeidae. Estes insetos têm uma impressionante capacidade de suportar em suas costas uma carga 850 vezes mais pesada do que o seu volume corporal.

Os besouros-rinocerontes apresentam apenas 13 centímetros. Em uma relação mais fácil de compreender, a força deste besouro pode ser comparada a um homem de 70 quilos que fosse capaz de carregar um peso de mais de 60 toneladas nas costas.

Esta espécie de besouro é encontrada em florestas tropicais. O inseto é caracterizado por um chifre na cabeça, estrutura que é usada para lutar contra predadores e outros besouros.


Como o camaleão muda de cor?

O camaleão é um bicho que consegue controlar a movimentação dos pigmentos que dão cores às células de sua pele. Ele possui a capacidade de imitar a cor do ambiente para tentar se camuflar e se livrar dos predadores.

No camaleão, a mudança de cor pode acontecer para criar uma semelhança com folhagem, galhos ou troncos de árvores. Além da defesa, a camuflagem também é uma técnica para a caça. Para capturar insetos com sua língua, o camaleão assume cores diferentes.

Suas cores variam entre tons de verde, rosa, azul, amarelo, vermelho, marrom e preto. O processo da camuflagem é involuntário. O cérebro do camaleão recebe a luz que incide na retina, a compara com a luz refletida no ambiente e libera os hormônios para as células da pele. Com esse processo, o camaleão pode assumir a cor do ambiente em segundos.

Essa alteração de cor é regulada por hormônios produzidos pela hipófise, uma glândula na base do cérebro, e que chegam às células da pele pela circulação sanguínea.

Essas células especiais que dão cor ao bicho são chamadas de cromatóforos.

Please reload

A maior árvore frutifera do mundo

O maior cajueiro do planeta nasceu no Rio Grande do Norte, na praia de Pirangi do Norte, localizada a cerca de 25 km da capital Natal. A árvore foi registrada no “Guiness Book” - o livro dos recordes - em 1994.

Ele cobre uma área de 8,5 mil metros quadrados, o equivalente a 70 cajueiros de tamanho normal e ele ainda poderia crescer mais ainda, se tivesse espaço pra isso. Segundo os especialistas, poderia chegar a até 40 mil metros quadrados.

Na época de safra, a árvore produz, 2,5 toneladas de caju. Algo entre 70 e 80 mil frutas. Os cajus não são vendidos e os turistas que vão visitá-lo podem levar alguns pra casa.

Atum

Um atum é capaz de nadar 170 Km num só dia. 

O mamíferos terrestre mais rapido do mundo

Dentre os mamíferos terrestres, o mais rápido de todos é o guepardo, que consegue atingir uma velocidade de até 120 km/h! Essa velocidade é garantida em pequenas distâncias durante perseguições de presas.

 

Please reload

Nossas redes sociais
Fale conosco

 

​Telefone: (071) 8686-5393

Email : Bionatureo2@gmail.com

​​​

         O site do conhecimento da biologia.

Curiosidades e descobertas da nossa fauna e flora

  • Facebook Social Icon
bottom of page